Acne tardia – dermatologista esclarece algumas dúvidas

Na adolescência, uma das principais queixas em relação à pele é o aparecimento de cravos e espinhas. Mas essas características não fazem parte exclusivamente desta etapa da vida, acne tardia é um problema enfrentado por vários adultos, causando inúmeros desconfortos. 

A causa da acne tardia é multifatorial. Em homens pode estar associada com a pele oleosa por natureza, uso excessivo de cremes inadequados para seu tipo de pele, medicamentos, estresse, poluição, má alimentação ou predisposição genética. 

Os locais mais acometidos pelo surgimento de cravos e espinhas são rosto, tórax e as costas.
A formação da acne é causada pelo aumento da produção de secreção pela glândula sebácea, obstrução de poros e aumento da proliferação de bactérias de forma local. Essa condição cutânea pode ser classificada em alguns graus:

  • Grau 1: apenas cravos;
  • Grau 2: cravos e pápulas (espinhas sem a secreção amarela);
  • Grau 3: cravos, pápulas e pústulas ( lesões com pontos de pus);
  • Grau 4: possui cistos e nódulos (lesões maiores e com grande saída de secreção);
  • Grau 5: grande processo inflamatório na pele, com possibilidade de febre e mal estar.

Para solucionar mais dúvidas e explicar como cuidar da pele acneica, contamos com ajuda da Dra. Juliana Jordão.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para controlar e elimina-las de vez as acnes. 

  • Espremer espinhas

É difícil se controlar, mas espremer espinhas é a pior solução possível para dar fim à acne e para a saúde da pele. Isso se dá, sobretudo, porque nossas mãos e unhas estão repletas de bactérias e impurezas, e quando elas entram em contato com a espinha, acabam agravando a inflamação. Como resultado, é possível que haja aumento na infecção, inchaço e dores da região.

  • Passar a mão no rosto

Pelo mesmo motivo, é importante não passar as mãos no rosto, muito menos se você já está com alguma inflamação ou corte. Além disso, o toque constante na região também ajuda a estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele ainda mais oleosa.

  • Não manter uma rotina de limpeza diária da pele

Para manter o rosto sempre lisinho e acne free é fundamental manter a higiene da pele em dia, e não apenas tratar da acne quando ela aparecer. Assim, busque criar o hábito de lavar o rosto com um produto adequado, seguindo as recomendações do seu dermatologista.

  • Não aplicar hidratante no rosto porque tem a pele oleosa

Todas as peles precisam de hidratação, das mais secas às oleosas. O importante é encontrar um produto adequado às suas necessidades. No caso da pele oleosa, dê preferência por fórmulas oil free, que controlam o brilho e que possuam efeito matificante.

  • Acreditar que a exposição solar ajuda a minimizar a aparência da acne

Quem tem acne, impreterivelmente, toda vez que for se expor ao sol deve usar um bom protetor, já que a radiação UVB e UVA podem promover o aparecimento de manchas nos locais das lesões. Além disso, o exposição solar também incentiva a produção de óleo, aumentando o visual brilhoso do rosto.

  • Ter uma alimentação rica em açúcares e gorduras

Manter uma alimentação equilibrada é a chave para ter uma pele bonita e livre de espinhas. Por isso, busque manter uma dieta livre de alimentos que intoxicam e estimulam a oleosidade, como açúcares e gorduras.

  • Tenha em mãos um bom produto anti-acne

Caso você tenha seguido à risca todos os itens anteriores e, mesmo assim, ainda sofra com espinhas, mantenha no nécessaire um bom produto anti-acne que trate das lesões e ainda previna o aparecimento de novas marcas.

Tenho uma dica maravilhosa para vocês economizar nos seus produtos anti-acne. No cupom válido você encontra cupons de descontos em diversas lojas, como: ADCOSAnna PegovaLa Roche-PosayMens Market. Só loja que amamos. ❤ Agora não tem desculpas para sofrer com acnes, né!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s